quinta-feira, 22 de novembro de 2012

The Oblongs: A série animada está de volta

No ano de 2005 estreava no SBT o seriado “Os Oblongs”, na madrugada de sexta para sábado, dentro do bloco dos seriados da emissora. Naquela época não tinha TV a cabo e o SBT era o canal pra assistir tais produções da televisão americana. Na sexta era o dia dedicado aos desenhos. Só que não se tratava de desenhos infantis do período da manhã no SBT. Eram animações de conteúdo mais adulto (não confundam com erótico) e que também estavam sendo exibidos no {Adult Swim} do Cartoon Network. Foi durante este período que fiquei fã dos desenhos: Mission Hill e claro The Oblongs.

Para quem nunca viu, ou ouviu falar no desenho The Oblongs, aqui vai um pequeno resumo. Criado pelo escritor e desenhista Angus Oblong, o desenho conta a história de uma família (fisicamente) estranha vivendo o dia-dia em uma sociedade repleta de desigualdades entre pessoas perfeitas (ricas e saudáveis) e “mutantes” (pobres e com deficiências). Os Oblongs são representados por um pai sem braços e pernas (o Joseph Klimberg em desenho), uma mãe careca, gêmeos siameses, um garoto com a cabeça deformada e uma menina com uma espécie de calombo na cabeça. O desenho é puro humor negro. Talvez por isso não tenha sido bem sucedido e cancelado logo na primeira temporada. Foram produzidos apenas 13 episódios no total. Os poucos episódios não foram empecilhos para o SBT e o {Adult Swim} ficar reprisando inúmeras vezes. Eu já perdi as contas de quantas vezes eu revi incansavelmente The Oblongs. Me lembro até de ter assistido no horário nobre do SBT, que foi uma tática da emissora de não entrar em confronto com a novela da Globo. Infelizmente chegou o momento que The Oblongs saiu do SBT e logo em seguida do {Adult Swim}. Não veria mais The Oblongs tão cedo na televisão.


Durante os tempos áureos do Orkut tentei me engajar na comunidade do desenho, na esperança que pudesse fazer alguma diferença. Assinei algumas petições, mas não sei que fim levou esses pedidos. Estava convencido que The Oblongs seria apenas uma lembrança de um desenho cultuado por um pequeno grupo de fãs. No ano passado, uma fã do desenho me avisou que existe “uma luz no fim do túnel” e que The Oblongs pode voltar ser produzido. Dito e feito. The Oblongs está de volta no {Adult Swim} do Cartoon Network americano. Ainda não sei se foram produzidos muitos episódios para preencher uma temporada, ou se são episódios especiais (igual foi com Futurama durante um tempo). O anúncio foi feito na página do Facebook do criador do desenho Angus Oblong. Torço agora para o {Adult Swim} voltar para o Cartoon Network brasileiro e quem sabe poder ver os novos episódios. Vale lembrar que Family Guy e Futurama foram canceladas e estão de volta graças à insistência dos fãs.


Aproveito o espaço para agradecer a maior fã deste desenho no Brasil, Juliana Evangelista, pois graças a ela que eu descobri informações e contatos que eu nem imaginava. Estou motivado agora para encher o saco do Cartoon Network brasileiro para pedir a volta do bloco {Adult Swim} e os novos episódios do desenho The Oblongs. Se você ficou curioso sobre este desenho, deixo o link do primeiro episódio e também o link de uma entrevista com o criador Angus Oblong.

http://blogaritmox.blogspot.com.br/2011/08/exclusivo-entrevista-completa-com-angus.html


Um comentário:

  1. olá me chamo Jonatas, sou hiper fã de Oblongs e atravez do Oblongs conheci o mission hill pra mim sao os melhores desenhos do mundo pois trata de assuntos e tem um conteudo critico sobre coisas do nosso cotidiano galera vamos levantar uma fã page meu contato e @jontasanches ate mais

    ResponderExcluir