terça-feira, 29 de maio de 2012

Nada se cria, tudo se copia... (Nova temporada, Parte 1)


Nesta segunda temporada da serie Nada se cria... Serão mostrados os famosos casos de adaptações, ou plágios culturais em vários países. E nesta primeira parte vocês conhecerão as famosas cópias de Bollywood.

O primeiro clipe é o mais conhecido do público em geral, a versão indiana do maior hit do Michael Jackson, Thriller.


Conheçam agora o Superman da Índia, que por sinal, namora a Mulher Aranha. Como tudo na em Bollywood tem música, esta versão do Superman não poderia ser diferente. Reparem nos (de)efeitos especiais, com os dois heróis dançando no ar. Nem Chapolim e Chaves tem efeitos tão toscos quanto isso. Ah... Reparem também que este Superman é a cara do Stallone mais novo.



O Exterminador do Futuro é um clássico da ficção científica mundial. Bollywood, claro, fez a sua versão do exterminador usando um ator baixo e meio gordo que pouco tem relação com o T-800 interpretado pelo Arnold Schwarzenegger.


O melhor caso de cópia, ou plágio é a cena de um filme de ação indiano que reproduz, quase que literalmente a cena do tiroteio no lobby, do filme Matrix. Não bastassem copiar Matrix, os caras ainda conseguem no final plagiar a troca de mascaras, marca da serie Missão Impossível.


Existem outros casos de cópias de filmes, música e series famosas, que são adaptados para o mercado bollywoodiano. A Índia é um dos raros países do mundo que são autossuficientes culturalmente. A única maneira de terem os sucessos mundiais assistidos pelos indianos é adaptando para sua cultura. O problema é que a maioria destas versões são plágios, em que não se tem os direitos autorais para adaptarem tais obras. Semana que vem tem mais vídeos e o tema será sobre o cinema da Turquia e as cópias dos clássicos da sétima arte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário