quinta-feira, 17 de maio de 2012

Nerd, Geek, Fanboy, Hipster e outras nomenclaturas.



Quando era criança, as pessoas inteligentes costumeiramente eram chamadas de CDF, ou superdotados. O termo CDF pode significar: Cabeça de ferro, crânio de ferro, ou até mesmo cú de ferro. Chamávamos de CDF aqueles só estudavam, abdicando muitas vezes da vida social. Enquanto o superdotado não precisava estudar muito, tendo facilidade no aprendizado e na aplicação de seus conhecimentos. Sempre achei que CDF e nerd tinham o mesmo significado. Aliás, sempre considerei estes termos estereotipados e pejorativos. Quanto aos supostos superdotados, considero uma superestimação sobre a inteligência alheia. O que dizer dos famosos intelectuais e pensadores? Parece que existe uma suposta divisão de castas, entre quem é intelectualmente superior e os medíocres. Tem até disputa de quem possui QI mais alto. Pura bobagem. Quando descobri que minha falta de atenção não era problema de inteligência, soube que não era intelectualmente inferior a ninguém. Todos têm diferentes níveis de inteligência e maneiras diferentes de compreender o mundo. OK! Agora só faltava entender, qual era o meu lugar no mundo.
O mundo mudou nestas duas ultimas décadas. Antes tudo era mais polarizado. Os gostos e estilos de vida mudaram bastante, segmentando pessoas em grupos mais restritos. Como identificar pessoas de comportamento semelhantes? Através da aldeia global da internet existe uma maior facilidade no encontro das tribos, ou grupos que compartilham da mesma ideia. Hoje temos voz para manifestar o que pensamos e somos mais ativos socialmente. Logo um grupo menosprezado algumas décadas atrás, começa ganhar espaço e respeito na sociedade: Os nerds “dominam” o mundo.
Hoje em dia ser nerd é fácil ter uma maior identificação. Acredito que o termo nerd deixou de ser um mero estereótipo, para ser um estilo de vida. O problema é que muitas pessoas começaram se considerar nerd, sem necessariamente agir como um. Parece que virou modinha ser nerd. O jeito é colocar ordem no galinheiro e separar o joio do trigo (sem nenhuma descriminação). A primeira ruptura veio, quando começou a diferenciação entre o nerd e o geek. Pra muitos sempre foi a mesma coisa. Era só uma maneira diferente de identificar o mesmo grupo. Fazendo uma pesquisa, percebi várias opiniões divergentes sobre a diferença entre os nerds e os geeks. Muitas vezes são usados estereótipos nesta suposta identificação de grupos. Explicando de maneira breve: Os nerds são mais introvertidos e os geeks são mais extrovertidos. Mesmo assim, existem outras correntes que digam o contrário. Existem ideias convergentes e divergentes acerca dos gostos e estilo de vida dos dois grupos. Ainda não existe um tratado (tipo o de Genebra) que realmente explique a real diferença entre os dois.
 Como se isso não fosse o suficiente, surgiram outros subgrupos pra ajudar a não confundir muito essa associação entre nerds e geeks. Para fazer parte deste subgrupo, você não precisa ser necessariamente um nerd, ou geek; apenas basta se identificar com o estilo e comportamento destas outras nomenclaturas. Existem os gamers: Dedicados aos jogos em geral, sendo mais que meros jogadores, podendo projetar e modificar seus jogos. Os Fanboys: Aqueles cultuam com devoção e sabem bastante sobre determinadas obras culturais, midiáticas, ou tecnológicas. Todos estes dois exemplos existem também seus subgrupos, mas prefiro não ficar entrando em detalhes. Claro que eu não posso esquecer dos hipsters. Posso dizer que o hipster se tornou uma forma de insulto. Sendo uma maneira de dizer que eles sempre serão o subgrupo mais marginalizado desta suposta hierarquia. A verdade é que o hipster se considera como nerd, ou geek por pura conveniência, quem sabe por “modinha”. Quer ter os novos gadgets tecnológicos, gosta de aparecer como descolado, só que não possui o mesmo conteúdo de conhecimento e devoção dos demais subgrupos. Talvez seja um estereótipo pejorativo, ou uma resposta para vulgarização do “movimento nerd”.
Volto ao início do texto, quando falei que faltava encontrar meu lugar no mundo. Será que sou nerd, ou geek? Pelo que eu pesquisei, eu tenho um pouco de ambos. Não gosto de seguir “rótulos”, mas me identifico mais como um fanboy, sem ser “fanático” demais. Fanatismo é ruim e muitas vezes têm destinos trágicos. Basta lembrar que John Lennon e a cantora Selena foram assassinados por fãs. Amo cinema adoro quadrinhos e curto vários seriados da televisão. Gosto de saber bastante sobre as coisas que eu gosto, mas não sou babaca ao ponto de me achar superior a qualquer pessoa. Também não consumo tudo que sai sobre todas as coisas que eu gosto. Tenho sim minhas coleções, só que uso meus critérios para selecionar o que eu quero. Sou uma pessoa que gosta de compartilhar conhecimento e trocar ideias.
 Neste blog irei postar todo conteúdo que possa agradar (ou não) o nerd, geek, gamer, fanboy e quem sabe também o hipster (sem descriminar ninguém). Este é o meu texto de abertura do blog, espero que curtam o que virá de novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário